Contar histórias é vantagem competitiva
Um casal visita um apartamento na companhia de um corretor, que foca sua venda em questões técnicas. O tamanho da suíte, a varanda com churrasqueira e duas vagas na garagem. O casal, interessado, ouve. Mas, assim que o corretor se fasta um pouco, eles se abraçam e começam a cochichar seus sonhos um para o outro. É o apartamento perfeito para o recomeço em uma nova cidade, para um filho que está vindo ou até mesmo para coroar uma promoção no trabalho.
Você já deve ter visto essa cena em algum filme de Hollywood. Mas também é provável que já tenha vivido isso. Todo imóvel está, de alguma forma, atrelado a uma história. Às vezes, é a história que os ocupantes projetam para si mesmos, como nesse caso. Mas também pode ser a história por trás do imóvel, que conta alguma curiosidade interessante.
Em um cenário de crise, onde a competição é cada vez mais acirrada, o storytelling – ou a arte de contar histórias – é uma ferramenta poderosa para criar significados, engajar clientes e converter propostas em vendas.
Uma história bem contada tem o poder de mexer com a emoção das pessoas, agregando contextos que vão além de critérios técnicos e preço. Em outras palavras, uma jovem pode gastar um pouco mais no aluguel se ela entender que aquele apartamento, naquele bairro, significa uma vida mais independente, do jeito que ela sempre sonhou. Assim como um empreendedor pode escolher a sala comercial que mais se adeque à história de sucesso que ele imagina, mesmo que precise realocar custos.
É claro que corretores experientes sabem disso, e construtoras que pensam de forma estratégica acabam dirigindo seus esforços para criar mensagens mais emocionais. A diferença é que, de 10 anos para cá, o marketing corporativo vem aprendendo diretamente da fonte do cinema, das novelas e da literatura a fazer isso de forma mais estruturada, seguindo os mesmos princípios e conseguindo efeitos semelhantes: encantar e engajar pessoas como aquela série que você precisa assistir só mais um episódio, mesmo que já esteja tarde.
No ramo da habitação, aqueles que mergulharem de cabeça nisso terão uma grande vantagem competitiva. Do branding às mídias sociais, passando pelo discurso de vendas, o storytelling não só pode como deve ser um grande aliado.